PROJETOS COERENTES ou POPULISMO CARISMÁTICO?

Para eleger um CEO ou um Gerente Executivo em uma empresa privada, você decidiria pelo candidato que lhe trouxesse as propostas mais bem elaboradas, visando o crescimento sustentável dos negócios da empresa, ao invés do candidato mais popular, que cria suas propostas de forma rasa e tem como objetivo apenas agradar os ouvintes, tendo pouco compromisso com resultados. Por que na Empresa Pública BRASIL tem sido diferente?

Gerson Abranches e Daniel Nascimento

9/17/20241 min read

O Impacto Tecnológico-30 parte do pressuposto que podemos transformar um modelo político que é atualmente 80% fisiologista/populista e 20% técnico/estratégico em 80% técnico e estratégico, atendendo a nós, assim denominados “acionistas da empresa Brasil”, colocando-nos em condições de receber "dividendos de cidadania" de país desenvolvido em médio prazo. Afinal, a imensa maioria dos problemas nacionais são decorrentes da gestão econômica e financeira dos governos.

O que é um modelo político fisiologista/populista?

As práticas políticas fisiológicas/populistas, um termo bastante comum no cenário político brasileiro, referem-se a um conjunto de ações e negociações que ocorrem nos bastidores do poder, caracterizadas pela troca de favores, geralmente envolvendo a distribuição de cargos públicos e a liberação de recursos financeiros em detrimento dos interesses prioritários do povo brasileiro.

Esse conteúdo é uma síntese da primeira proposta de uma reforma político-eleitoral necessária.

O que é um modelo técnico estratégico de governo?

Um plano de governo estratégico é um documento que delineia as diretrizes e ações que uma gestão pública pretende implementar durante seu mandato. Ele serve como uma bússola, orientando as decisões e investimentos do governo, e também como um contrato com a sociedade, explicitando as intenções de campanha eleitoral e as metas a serem alcançadas. Por isso deveríamos eleger projetos e, não apenas, pessoas.

Características principais de um plano de governo estratégico:

Visão de futuro
• Objetivos específicos
• Estratégias
• Recursos Disponíveis
• Indicadores de desempenho
• Participação social
• Alinhamento com os planos setoriais

Qual a importância de um plano de governo estratégico?

+ Foco e direcionamento
+ Transparência
+ Melhora da eficácia
+ Aumento da responsabilidade financeira
+ Fortalecimento da democracia

Em resumo:

Um plano de governo estratégico é um instrumento fundamental para garantir uma gestão pública mais eficaz, transparente e orientada para os resultados. Ao definir claramente os objetivos e as ações a serem implementadas, ele permite que o governo trabalhe de forma mais organizada e eficiente, buscando sempre o bem-estar da população.

Se esse tema te preocupa e você se interessa por ele, siga os nossos próximos conteúdos.